Guia de otimização (Tweak) Windows XP – Parte 1 & Parte 2

Introdução

Primeiramente este guia foi feito para você que acabou de formatar seu HD e instalar o Windows XP. Além disso, é um guia a ser usado pelos “gamers” ou por usuários de programas que utilizam muito o sistema gráfico e o CPU. Algumas modificações ajudam mesmo sem o HD ter acabado de ser formatado, mas eu recomendo que você formate e reinstale todo o sistema novamente. O sistema de arquivos recomendado é o NTFS. Oferece alta velocidade com segurança.

O particionamento de disco mais veloz é o simples, de uma única partição. Mas eu recomendo, por questões de segurança e de fácil manutenção, o uso de 3 partições. Uma para o sistema operacional, uma para o arquivo de troca (swap) e outra para os programas, jogos e downloads (músicas, vídeos etc).

Após a instalação, use sua conta de administrador para fazer as alterações necessárias. Não crie nenhuma outra conta até este momento.

PAINEL DE CONTROLE

Contas de usuários

É recomendado, para a mais alta performance, o uso de apenas uma conta no computador. Só use várias contas de usuários se for realmente necessário.

Clique em “Alterar a maneira como os usuários fazem logon e logoff, para logo depois ativar a caixa “Use a tela de boas vindas”. É a maneira mais rápida para inicialização e desligamento do sistema.

Barra de tarefas e menu iniciar

Recomendo desativar “Agrupar botões semelhantes da barra de tarefas”. Quanto ao menu Iniciar, recomendo o uso do menu Iniciar clássico. Perderemos o novo estilo Windows XP dele, mas o uso é mais rápido dessa maneira. Clique ao lado em “Personalizar” e marque a caixa “Exibir Ferramentas Administrativas”.

Opções de pasta

Em “Tarefas”, selecione “Usar pastas clássicas do Windows”
Em “Procurar nas pastas”, selecione “Abrir as pastas na mesma janela”.

Em “Modo de exibição”, marque as seguintes caixas:

– Exibir arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores
– Exibir informações sobre o tamanho dos arquivos nas dicas de pasta
– Exibir o conteúdo das pastas do sistema
– Lembrar as configurações de exibição de cada pasta
– Mostrar pastas e arquivos ocultos
– Usar compartilhamento simples de arquivo

Desmarque as seguintes caixas:

– Iniciar as janelas de pastas em um processo separado
– Mostrar descrição pop-up para pastas e itens da área de trabalho
– Não armazenar miniaturas em cache
– Procurar pastas e impressoras de rede automaticamente

E por último, na aba “Arquivos Off-Line”, desmarque “Ativar arquivos off-line”.

OPTIMIZAÇÃO DE DISCO RÍGIDO (HD)

Abra o Windows Explorer e clique com o botão direito em cada HD instalado na máquina, clicando então em “Propriedades”. Na janela que aparece com as propriedades do HD selecionado, faça o seguinte:

Desmarque a opção “Compactar disco para economizar espaço”
Desmarque a opção “Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo”. Clique em “ignorar” em qualquer mensagem de erro que aparecer neste processo.

Ah! Após a formatação, não se esqueça de passar um defrag no HD. A 1ª vez vai demorar um pouco, mas depois é só fazer semanalmente que a desfragmentação se tornará muito rápida.

Não ative o compartilhamento de arquivos por motivo de desempenho e segurança, nem ative o gerenciamento de quotas por motivos de desempenho e estabilidade.

VÍDEO

Clique com o botão direito na área de trabalho, e depois clique em propriedades.

Aba Área de Trabalho -=> Não coloque nenhum papel de parede, pois afeta a performance do sistema. Se resolver colocar algum, coloque um que seja bem simples.

Aba Proteção de Tela -=> Não use nenhuma proteção de tela. Ao invés disso, clique no botão “Energia” e coloque, na caixa “Desligar monitor”, o mesmo tempo que demoraria normalmente para entrar a sua proteção de tela. De quebra economiza eletricidade!

Ainda dentro da janela Propriedades de Opções de Energia, vá na aba hibernar e desmarque a caixa “Ativar Hibernação” para economizar espaço em disco.

Voltando à janela Propriedades de Vídeo:

Aba aparência -=> Eu recomendo usar o tema clássico do windows. Perde o visual do Windows XP, mas ganha em performance. Em efeitos, desmarque TODAS as opções.

Aba Configurações -=> Fica a critério pessoal e dependente da placa de vídeo utilizada. Eu recomendo Omega Drivers tanto para VGA´s Nvidia quanto ATI.

ÁUDIO

Vá no painel de controle e acesse “Sons e dispositivos de áudio”.

Aba Volume -=> Somente recomendado marcar a caixa “Colocar ícone de volume na barra de tarefas”.

Aba Sons -=> Na caixa “Esquema de som”, colocar “Sem som”. Estes sons são carregados na memória, diminuindo a performance. O quanto menos de sons usados melhor. Pode também ser usado um mesmo som para diversos eventos.

Aba Áudio -=> Somente marcar a caixa “Usar somente os dispositivos padrão”.

PROPRIEDADES DO SISTEMA

Aba Avançado -=> Em desempenho, clique em “Configurações”. Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Na aba Avançado, vá em memória virtual e clique em alterar. Selecione a opção “Tamanho personalizado”. Eu uso aqui no meu computador 2Gb de arquivo de troca. Então eu coloco na caixa “Tamanho inicial” e também na caixa “Tamanho máximo” o valor 2000 (Mb). Assim o arquivo estará sempre consistente, pouco fragmentado. Após isso é só clicar em “Definir”

Se houver a possibilidade, coloque o arquivo de troca em outro HD, onde não esteja instalado nem o sistema operacional nem jogos, para diminuir a distância que a agulha do HD tem de percorrer para acessar o arquivo de troca. Após isso é só clicar em “Definir”

Voltando à janela Propriedades do Sistema, aba avançado, Inicialização e recuperação, clique em configurações. Desmarque “Tempo para exibir lista de sistemas operacionais” se utilizar somente o Windows XP. Diminua o tempo da opção “Tempo para exibir opções de recuperação se necessário” para 10seg. Clique no botão “Editar” e, no arquivo de texto “Boot.ini” que aparece mude o valor “Timeout=3” para 0. Em falha do sistema, desmarque todas as caixas e coloque “Nenhum” na caixa “Gravando informações de depuração”. Só reative se for necessário para resolver problemas de estabilidade ou se o suporte técnico precisar.

Voltando novamente à janela Propriedades do Sistema, aba avançado, clique no botão “relátorio de erros”, depois selecionando a opção “Desativar relatório de erros” (mantendo a caixa “Notificar-me quando ocorrerem erros críticos”)

Voltando à janela Propriedades do Sistema, aba Restauração do sistema, marque a caixa “Desativar restauração do sistema em todas as unidades” para economizar espaço em disco. ATENÇÃO!!! Só faça isso se você tem certeza de que realmente não precisa dessa opção!!!

Na aba Atualizações Automáticas, selecione a opção “Desativar Atualizações Automáticas”. Para atualizar o sistema, acesse o Windows Update regularmente.

E na aba Remoto, desmarque todas as caixas existentes por motivo de segurança.

MSCONFIG

Vá em iniciar > executar > digite msconfig.exe e clique em OK

Na aba Boot.ini, em opções de inicialização, desmarque todas as caixas e na direita, em Tempo Limite, coloque 0 segundos.

Na aba serviços, marque a caixa “Ocultar todos os serviços Microsoft” e então desative todos os serviços listados, menos os que você sabe o que fazem e que queiram manter junto com a carga do sistema.

Na aba Inicializar, desative o máximo de programas possível. Eles carregam junto do sistema operacional ficando (nem sempre) com um ícone ao lado do relógio.

Estamos agora perto do final. Abaixo listo alguns programas interessantes, que ajudam a fazer um “ajuste fino” do sistema. Se conheceres outros programas que tenham este mesmo intuito, favor dar um toque!

BOOTVIS

O bootvis é um programa que otimiza o processo de inicialização do Windows XP. Existem duas versões: uma para Windows XP sem SP1 e outra para o SP1. Não testei nenhuma deles no SP2, mas acredito que a versão para SP1 funciona sem problemas no SP2.

Para baixá-lo, procure no Google por “Bootvis old version” (para Windows sem SP1) ou simplesmente “Bootvis” para a versão normal.

Após aberto o programa, no quadro da direita temos várias caixas. Ative-as todas. Clique em “Trace” no menu acima, e selecione “Next boot + Driver Delays”. Uma caixa aparecera, e eu recomendo colocar em “Number of repetitions” o valor “3”, e dar OK. O sistema bootar 3 vezes. Após isso, abra novamente o Bootvis, clique em trace novamente, e clique em “Optimize System”. O sistema irá bootar mais uma vez e, ao reinicializar, aparecera uma janela mostrando o progresso de otimização do sistema. OBS: Às vezes essa janela demora a aparecer. Não pense que travou. Demora um pouco mesmo!

CACHEMAN

O Cacheman é um programa que faz várias otimizações de registro na área de cache e memória. Procure no google por “Cacheman” (não confunda com Cacheman XP).

Clique em “Show Wizard” no menu clicando, após, em “All”.

Faça as seguintes seleções:

Disk Cache -=> Balance
Icon Cache -=> Set large maximum Icon Cache size
Unload DLLs from Memory -=> Ativar
Disable Paging Executive -=> Ativar
IO Page Lock Limit -=> Ativar
Disable NTFS last access update -=> Ativar
Hung App Timeout -=> Otimize
Wait to Kill App Timeout -=> Otimize
Menu Show Delay -=> Otimize
Filename Completion -=> Não ativar
Defragment Hard Disk When Idle -=> Ativar
Reserve more space for the Master File Table -=> Não ativar

Depois disso, clique no botão “Settings” na janela da direita. Clique então em Tweaks e faça essas modificações:

Hung application timeout -=> Altere para 3 seg
Wait to kill application timeout -=> Altere para 4 seg
Wait to kill service timeout -=> Altere para 5 seg
Show delay -=> Coloque 20 seg.

Então, na janela da direita, clique no botão “Options”. Desmarque as caixas “Show Tray Icon” e “Load Cacheman on Windows startup”. Agora é só clicar no menu “File” e clicar na opção “Save Settings” para então poder fechar o programa e reiniciar o computador.

REGCLEANER

Regcleaner é um pequeno programa que limpa entradas inválidas no registro.

Após executá-lo, vá no menu “Options”, seguindo pelas opções “Registry Cleanup > Ole Cleaner, onde você selecionará “Extra Powerful”. Após isso vá em Registry Cleanup > Method, onde você selecionará “Automatic”. O programa está configurado. Agora é clicar em “Tools” no menu, seguindo pela opção “Registry Cleanup > Do them all”

AD-AWARE

Ad-Aware encontra e remove de seu computador Spywares indesejados. Baixe a nova versão, Ad-Aware SE 1.05, que é muito mais fácil de se utilizar e muito mais eficiente. Sempre mantenha ele atualizado, e execute-o semanalmente (eu executo pelo menos uma vez por dia!).

Bom é isso aí galera! Futuramente colocarei outras informações, como alterações no Services.msc e no Regedit. Mas ficam para outra ocasião!

Passem sempre o Anti-vírus, Ad-Aware e o RegCleaner semanalmente. Desfragmentem o disco semanalmente também. Isso ajudará a manter seu sistema sempre rápido e estável!

Alguns truques aqui descritos foram baseados em experimentações próprias. É claro que nem tudo que há neste guia eu aprendi sozinho, então aqui vão alguns links:

Tweaktown WinXP Guide Part 1 – http://www.tweaktown.com/document.php?d … de&dId=120
Tweaktown WinXP Guide Part 2 – http://www.tweaktown.com/document.php?d … de&dId=145
Mods4Me WinXP Tweak Guide – http://www.mods4me.com/reviews.php?op=showcontent&id=19
Tweak3D WinXP Startup Guide
http://www.tweak3d.net/tweak/winstartupnew/
BlackViper’s XP Services Guide – http://www.blackviper.com/WinXP/servicecfg.htm
Windows Registry Guide – http://www.winguides.com/registry/

Outros programas para otimização do sistema:

XSetup – http://www.xteq.com/
TweakUI – http://www.microsoft.com/downloads/deta … layLang=en

Sobre Ulisses Poveda do Nascimento
Sou um rapaz comum com potencial, dedicado, atencioso e acima de tudo com respeito ao próximo. O Resto são qualidades que aprendi com a vida, com esforço e ainda estou em pleno desenvolvimento profissional e pessoal. ** Nunca paramos de Estudar e sempre em busca do Crescimento Pessoal e Profissional. **

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: