Gerenciando impressoras de rede

Em um grande ambiente , um dos desafios que se apresenta ao Administrador de redes é a criação de um ambiente eficaz de impressão. Para isso, inúmeras variáveis devem ser levadas em consideração: os sistemas operacionais clientes usados na rede, as permissões de impressão a serem atribuídas aos diferentes usuários e os procedimentos a serem usados para gerenciar as impressoras depois que elas estiverem conectadas à rede. A maneira mais fácil de conectar e gerenciar impressoras de rede é através do Active Directory.

É possível, também, utilizar a Diretiva de Grupo para alterar o comportamento padrão do ambiente de impressão e para fornecer aos computadores e usuários um conjunto padrão de preferências de impressão.

Publicando uma impressora no Active Directory

  1. Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Impressoras e Aparelhos de Fax.
  2. Clique com o botão direito do mouse na impressora a ser publicada e clique em Compartilhamento.
  3. Na guia Compartilhamento, clique em Compartilhar esta impressora e digite um nome para a impressora compartilhada.
  4. Marque a caixa de seleção Listar no Diretório para publicar a impressora no Active Directory.

Você deve observar que:

  • Apenas uma impressora compartilhada pode ser publicada. Se você parar de compartilhar uma impressora, ela não será mais publicada.
  • Se uma impressora for adicionada usando o Assistente para Adicionar Impressora e for escolhida a opção Compartilhar esta impressora, a impressora será publicada por padrão se as configurações de Diretiva de Grupo Publicar automaticamente novas impressoras no Active Directory e Permitir a publicação de impressoras forem habilitadas, como ocorre por padrão.
  • É necessário ter a permissão Gerenciar Impressoras para a impressora que você deseja compartilhar ou publicar.
  • É possível criar nomes de impressora que contenham espaços, caracteres especiais e mais de oito caracteres. Entretanto, alguns clientes não reconhecem nem tratam corretamente esses nomes. O nome qualificado completo de uma impressora compartilhada (por exemplo, \\PRINTER2\PSCRIPT) deve ter 32 caracteres ou menos.

Gerenciando impressoras remotamente

  1. Clique duas vezes em Meus Locais de Rede e localize o servidor de impressão para as impressoras que você deseja gerenciar.
  2. Clique duas vezes no servidor de impressão, clique duas vezes no ícone Pasta Impressora desse servidor e, em seguida, clique em uma impressora.Importante: para facilitar uma maior segurança de rede, o gerenciamento da impressora remota não estará disponível por padrão. Para habilitar o gerenciamento de impressora remota, em Diretiva de Grupo, ative a diretiva Permitir que o Spooler de Impressão Aceite Conexões de Cliente.
  3. Altere o servidor de impressão, a impressora ou as configurações de preferência de impressão conforme necessário.
  • Só será possível alterar as configurações da impressora se você tiver a permissão Gerenciar impressoras
  • É possível localizar uma impressora clicando em Iniciar, apontando para Pesquisar e clicando em Impressoras.
  • Também poderá arrastar a pasta Impressoras e Aparelhos de Fax de qualquer servidor de impressão (ou impressoras específicas de qualquer pasta desse tipo) para a pasta Impressoras e Aparelhos de Fax no seu computador. Essa é uma maneira fácil de gerenciar qualquer impressora sem precisar procurá-la.

Definindo diretiva de grupo para impressoras

  1. Inicie a diretiva de grupo de acordo com o objeto para o qual você deseja definir a diretiva de impressora.
  2. Após selecionar a página de propriedades do objeto para o qual você deseja definir a diretiva de impressora, selecione o nó da Diretiva de Grupo.
  3. Para definir diretivas que se apliquem apenas a computadores, expanda o nó Configuração do Computador e expanda Modelos Administrativos.
  4. Para definir diretivas que se apliquem apenas a usuários, expanda o nó Configuração do Usuário, expanda Modelos Administrativos e, em seguida, expanda Painel de Controle.
  5. Clique duas vezes em Impressoras para abrir uma listagem de diretivas.
  6. Clique duas vezes na diretiva de impressora que você deseja definir.
  7. Na guia Diretiva, habilite ou desabilite a diretiva selecionando ou desmarcando o botão de opção apropriado. No caso de algumas diretivas, pode ser necessário digitar informações adicionais. Se você não deseja alterar o estado atual de configuração da diretiva, deixe-a como está (não configurada) para economizar tempo de processamento.

Definir ou remover permissões para uma impressora

  1. Abra Impressoras e Aparelhos de Fax.
  2. Clique com o botão direito do mouse na impressora cujas permissões deseja definir, clique em Propriedades e, em seguida, clique na guia Segurança.
  3. Siga um destes procedimentos:
  4. Para alterar ou remover permissões de um grupo ou usuário existente, clique no nome do grupo ou usuário.
  5. Para configurar permissões para um novo grupo ou usuário, clique em Adicionar. Em Selecionar Usuários, Computadores ou Grupos, digite o nome do usuário ou grupo para o qual você deseja definir permissões e clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
  6. Em Permissões, clique em Permitir ou em Negar para cada permissão que você deseja permitir ou negar, se for necessário. Ou então, para remover o grupo ou usuário da lista de permissões, clique em Remover.

Sobre Ulisses Poveda do Nascimento
Sou um rapaz comum com potencial, dedicado, atencioso e acima de tudo com respeito ao próximo. O Resto são qualidades que aprendi com a vida, com esforço e ainda estou em pleno desenvolvimento profissional e pessoal. ** Nunca paramos de Estudar e sempre em busca do Crescimento Pessoal e Profissional. **

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: