Dicas e Truques para o Exame 70-659: TS: Windows Server 2008 R2, Server Virtualization

Sobre este Exame:

Este exame é voltado para validar as suas competências em torno das áreas de produtos de servidor da Microsoft e tecnologias de virtualização.

Perfil do Candidato:

Os candidatos para esse exame devem ter mais de um ano e meio de experiência de trabalho com o Windows Server 2008, incluindo o Windows Server 2008 R2, Microsoft Hyper-V Server 2008 e o Hyper-V 2008 R2. Além disso, os candidatos deve ter experiência com os produtos de virtualização de servidores e tecnologias, incluindo System Center Virtual Machine Manager 2008, o Virtual Machine Manager 2008 R2, o System Center Operations Manager 2007 R2, Windows PowerShell 2.0 e o System Center Data Protection Manager (DPM) 2007.

Materiais Preparatórios:

Para ajudar você a se preparar para este exame, a Microsoft learning recomenda que você tenha experiência prática com o produto e que você use os recursos de formação a seguir. Este recurso de formação não abrange necessariamente todos os tópicos listados na seção “habilidades avaliadas”

Treinamento em Classe:

* 10215AD: Implementing and Managing Microsoft Server Virtualization (5 Days)
* 10215A: Implementing and Managing Microsoft Server Virtualization (5 Days)

Microsoft Press Books:

MCTS selft-Paced Training Kit (Exam 70-652): Configuring Windows Server Virtualization

Recursos de Canais Online:

Technet

MSDN

Nota: Este exame já está disponível em português (brasil);

Habilidades que está sendo medida:

Este exame mede a sua capacidade para realizar as tarefas técnicas listas abaixo.

As percentagens indicam o peso relativo de cada tópico importante no exame.

Installing and Configuring Host and Parent Settings

* Adicionando o Hyper-V role no Windows Server 2008 R2

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: instalação e configuração do Hyper-V no Server Core, verificando as configurações da Bios (ou seja DEP), acrescentando a função Hyper-V usando o Virtual Machine Manager, a configuração do Hyper-V Server R2, identificando os requisitos de hardware.

* Habilitando o gerenciamento Remoto.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: Implantação do Virtual Machine Manager Agent, configurações de regras do firewall, configurar as definições do virtual machine manager.

* Configurar redes virtuais e segurança das VLAN.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: Configurar Media Access Control (MAC) address pools, configurar as localizações das redes, configurar VLAN tags, configurar seguranças das VLANs, configurar redes virtuais.

* Configurar Storage.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurar Multi Path Input Output (MPIO), executando o comando mpiocpl.exe, dynamics I/O redirection, iSCSI initiator, executando o comando iscsicli.exe.

Configurando Child Settings

* Configurando recursos filho.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurar discos, redes, CPU, e memoria.

* Configurar o armazenamento filho.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurando dynamic VM storage, criando discos diferencias, configurando pass-through disks, snapshots, gerenciando GUIDs, gerenciando logical unit numbers (LUNs), editando VHDs, copiando discos físicos para VHDs.

* Configurando adaptadores de rede filho.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: criando adaptadores de rede sintético e adaptadores de rede emulados, Configurando MAC spoofing, configurando VLAN ID, configurando jumbo frame, configurando TCP Offloading Engine (TOE).

* Criando e implantando máquinas virtuais.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: criar, clonar, implantar, e salvar a máquina virtual usando o Virtual Machine Manager; criar máquinas virtuais usando o Hyper-V Manager, configurar Self-Service Portal, scripting e implantação de máquinas virtuais usando Windows PowerShell

Gerenciando e Monitorando ambiente virtuais

* Resolvendo questões de performance e recursos.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurando performance e resources optimization (PRO), monitorando o ambiente virtual usando o System Center Operations manager 2207 R2, configurando event triggers, alocando recursos para usar o Virtual Machine Manager, acompanhando o desempenho e diagnostico de problemas usando o Monitor de Desempenho ou Monitor de recursos.

* Configurando delegation of rights.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: criar politicas de usuário pelo Self Service Portal, criando e gerenciando templates, gerenciando e replicando libraries no Virtual Machine Manager.

* Criando regras e configurando authorization rights.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: criar regras e delegar permissão usando o Authorization Manager (AzMan), delegando permissão manualmente.

* Gerenciando non-Hyper-V-aware virtualization hosts.

Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: gerenciar ESX/VI3 VMware host usando Virtual Machine Manager, gerenciando Virtual Server 2005 R2 hosts usando Virtual Machine Manager.

Assegurando HA e Recover

* Gerenciando snapshots.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: criar, reverter, merge, deletar, e aplicar snapshots; configurando os locais de armazenamento.

* Gerenciando bakups.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: gerenciar backups online e off-line usando o DPM, Windows Server Backup, ou Volume Shadow Copy Service (VSS)

* Executando non-clustered migrations

– Este objetivo inclui, mas não está limitado a: executar a SAN migration de uma partição filha, executar a migração de rede de uma partição filha.

* Configurar o quick e o live Migrations.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurar a rede e storage para clustered Hyper-V setup, habilitar Cluster Shared Volumes (CSV), configurando dynamic I/O redirection

Executando Migração

* Executando physical-to-virtual (P2V) migration.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurar Virtual Machine Manager Intelligent Placement, executando migração online e off-line .

* Executando a migração através do import/export.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurações de sessão do host, as configurações de autenticação no nível de rede, as configurações de licença; restringir os usuários a única sessão remota, que permite o redirecionamento de fuso horário; configurar redirecionamento de recursos, a configuração de criptografia, configurarem o suporte multi-monitor.

* Configurando a Licença do RD.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: ativando e desativando o remote desktop license servisse, instalando e revogando cliente access licenses (CALs), relatórios de uso da CAL.

* Configurando RD Connection Broker.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: instalando o RD Connection Broker, configurando DNS para o connection broker, configurando connection broker farms, integrando com RD Virtualization Host role service.

* Configurando RD Gateway.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurar RD gateway, integrando RD gateway com network access protection (NAP), configurando authentication authorization.

* Configurando RD Web Access.

– Este objetivo pode incluir, mas não está limitado a: configurando RD web Access, configurando opções de autenticação (forms, single sign-on), configurando per-user RemoteApp program filtering, configurar as opções de computador publico e privado.

Nota: Este exame tem duração de 02:45 (hh:mm)

Questão 1 – Na sua empresa tem um Servidor com Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 no ambiente. Você precisa fazer o backup manual de uma partição filha enquanto ela está desligada. Quais são os dois elementos que você deve fazer o backup?

O arquivo .vhd

O arquivo de configuração .XML

Dicas: O que é um arquivo .vhd – Basicamente um arquivo . vhd é um disco rígido virtual que é uma representação baseada em arquivos de um disco rígido físico, com repetição completa de uma estrutura de header do disco. É capaz de gerar uma cópia idêntica (1:1) de um disco rígido, sem compactação.

As máquinas virtuais exige o mesmo hardware básico do que uma máquina física precisa para iniciar uma operação: uma placa-mãe, BIOS, memória, placa de rede, teclado, mouse, monitor e um disco rígido. A arquitetura do Hyper-V garante que as máquinas virtuais tenham a maior portabilidade possível. Um desafio do projeto de portabilidade foi como fazer uma máquina virtual em um disco rígido portátil e acessível ao mesmo tempo proporcionando um desempenho aceitável.

Existem cinco tipos de virtual hard disk:

* Fixed hard disk;
* Dynamically expanding hard disk.
* Differencing hard disk;
* Undo hard disk (não é usado pelo Hyper-V);
* Automatic virtual hard disk

O que é um arquivo .xml – Quando a informação do assistente é submetida ao Hyper-V, um novo arquivo de configuração da máquina virtual (.xml) que contém as informações de configuração é criado.

Para mais informações consulte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc708315(WS.10).aspx

http://blogs.technet.com/b/puneetvig/

http://download.microsoft.com/download/0/7/7/0778C0BB-5281-4390-92CD-EC138A18F2F9/WS08_R2_VHD_Performance_WhitePaper.docx

Questão 2 – Você instala o Windows Server 2008 R2 (server core) em um servidor. Você precisa habilitar o gerenciamento remoto para os discos no servidor usando o Disk Manager. O que você deve fazer?

Execute o seguinte comando: Netsh advfirewall Firewall set rule group=”Remote Volume Management” new enable=yes command.

Dicas: http://blogs.technet.com/b/server_core/archive/2008/01/14/configuring-the-firewall-for-remote-management-of-a-workgroup-server-core-installation.aspx

Questão 3 – Todos os servidores na sua rede executa o Windows Server 2008 R2. Você implanta o Remote Desktop Services (RDS). Você está configurando o Remote Desktop Session Host (RD Session Host). Você precisa assegurar que os programas que estão sendo executado continuem em execução quando os usuários não estão mais ativos no RD Sessions. Qual a configuração você deve habilitar?

Finalizar uma sessão desconectada (End a disconnected session)

Dicas: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754272.aspx

Questão 4 – Você está configurando seu Microsoft System Center Virtual Machine Manager (VMM) 2008 R2 no ambiente. O VMware ESX 3.5 chamado de Host1 está adicionado em uma infra-estrutura existente do VMware Infrastructure 3 (VI3), para que você gerencie usando o VMM. Você precisa adicionar o Host1 no seu ambiente que tem o VMM. O que você deve fazer?

Você deve usar o Add host Wizard, selecionar o VMware ESX Server (qualquer localização). No campo nome do computador, coloque tipo o Fully qualified domain name (FQDN) do Host1.

Dicas: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc917961.aspx

Questão 5 – Na sua companhia usa o Remote Desktop Services (RDS). Você instala e configura o Remote Desktop Gateway (RD Gateway) em um servidor que executa o Windows Server 2008 R2. Os funcionários se conectam ao RDS de computadores remotos não gerenciados. Os empregados não são capazes de acessar o servidor gateway, a partir dos computadores não gerenciados remotos. Você precisa garantir que os funcionários possam acessar o RD Gateway server.

Você deve criar um Remote desktop connection authorization policy (RD CAP).

Dicas: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753324(WS.10).aspx

Questão 6 – Você usa o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (VMM) 2008 R2, para criar e gerenciar as máquinas virtuais (VMs). Você está tentando criar a primeira VM no Hyper-V usando o Windows Powershel. Você recebe uma mensagem de erro informando que a New-VM PowerShell cmdlet não é reconhecida. Você precisa ser capaz de criar a VM usando o PowerShell. O que você deve fazer?

No Windows PowerShell, execute o seguinte cmdlet: Add-PSSnapin Microsoft.SystemCenter.VirtualmachineManager.

Dicas: http://pshyperv.codeplex.com/releases/view/38769 http://blogs.technet.com/b/scvmm/, http://blogs.msdn.com/b/powershell/

Questão 7 – Você usa o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (VMM) 2008 R2 para gerenciar seu ambiente virtual. Falhas ocorrem quando você executa a conversão P2V off-line usando o VMM. Você precisa assegurar que você está com as informações necessárias para fazer um troubleshoot do problema. O que você deve fazer?

Crie o arquivo scvmm_winpe_tracing.txt.

Dicas: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb963740.aspx

Questão 8 – Seu ambiente virtual inclui um Windows Server 2008 R2 Hyper-V failover. Você gerencia o ambiente usando o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (VMM) 2008 R2. Você precisa configurar o live migration para as máquinas virtuais (VMs). O que você deve fazer?

No Failover Cluster Manager, edite as propriedades da VM.

Questão 9 – Você usa o Hyper-V Manager para ciar uma nova Máquina virtual chamada Skate1. Skate1 tem a seguinte configuração:

Você inicia skate1 e inicia a instalação do Windows Server 2008 R2 a partir do DVD. Uma mensagem de erro ocorre, e você está impossibilitado de instalar o Windows. O que você precisa fazer para instalar o Windows Server 2008 R2 no Skate1?

ff

ff

Adicione o skate1.vhd no IDE Controller 0

Questão 10- Seu Hyper-V servers roda Windows Server 2008 R2 Standard. Você gerencia o ambiente virtual usando o Microsoft System Center Virtual Machine Mananger (VMM) 2008 R2. Você precisa assegurar que você consiga migrar as partições filhas entre os servidores. O que você precisa fazer?

SAN Migration

Network Migration

Dicas: http://www.gilham.org/Blog/Lists/Posts/Post.aspx?List=aab85845%2D88d2%2D4091%2D8088%2Da6bbce0a4304&ID=119

Questão 11 – Você instala o Windows Server 2008 R2 Enterprise (versão Full). Você precisa habilitar a role do Hyper-V no servidor.

Start /w ocsetup Microsoft-Hyper-V

Add-WindowsFeature Hyper-V (commando powershell)

Dicas: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc732470(WS.10).aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc732263(WS.10).aspx

Questão 12 – Você está com o Windows Server 2008 R2 Hyper-V server. Você precisa assegurar que você será solicitado a especificar um nome para quando criar o snapshot.

Essa opção será apresentada no Virtual Machine Connection

Questão 13 – Você instala Windows Server 2008 R2 (Server Core) em um servidor. O servidor está armazenando uma máquina virtual (VMs) em um volume que está conectado no servidor por meio de uma conexão iSCSI. Você precisa configurar o servidor para que as máquinas virtuais possam ser armazenadas no volume iSCSI.

iscsi qaddTarget

iscsi qloginTarget

Dicas: http://blogs.technet.com/b/daven/archive/2008/06/19/iscsi.aspx

http://www.virtualizationteam.com/microsoft/hyper-v/building-a-cluster-with-hyper-v-and-server-core-part-2-and-creating-a-windows-server-2008-cluster.html

http://blogs.msdn.com/b/san/archive/2008/09/18/iscsicli-batch-file-to-quickly-connect-to-an-iscsi-target.aspx

Questão 14 – Você está com o Windows Server 2008 R2 Hyper-V Server com um único adaptador de rede que está conectado na rede. A rede virtual está configurada como Externa. As Máquinas virtuais (VMs) em execução no servidor não são capazes de se comunicar com o servidor host na rede. Você precisa se certificar que a VM que está sendo executada no servidor são capazes de se comunicar com o servidor host na rede. O que você precisa fazer?

Selecione a opção Permitir gerenciamento do sistema operacional para compartilhar este adaptador de rede.

Questão 15 – Sua empresa tem um Active Directory que inclui um grupo de segurança chamado Desenvolvedores. Você tem um member server que roda Windows Server 2008 R2 com o Hyper-V. Você precisa assegurar que os membros do grupo de Desenvolvimento possa só gerenciar as Máquinas Virtuais (VMs). Os membros desse grupo não devem ter privilégios administrativos sobre o servidor host.

Você deve usar o Authorization Manager

Dicas: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc754509.aspx

Questão 16 – Você esta configurando uma máquina virtual que está sendo executada em um servidor com Windows Server 2008 R2. O primeiro disco virtual está conectado ao IDE 0. Você precisa adicionar discos virtuais na VM sem desligá-la. O que você deve fazer?

Adicione os discos virtuais a uma controladora SCSI existente.

Questão 17 – Você usa o System Center Virtual Machine Manager (VMM) 2008 R2 para gerenciar o seu Hyper-V. Você tem uma aplicação legada que não é suportada no Windows Server 2008 R2. A aplicação roda em um servidor que tem a seguinte configuração:

Um disco de 12GB, formatado com FAT

512 de RAM

Você precisa assegurar que você possa executar o P2V do servidor. O que você precisa fazer?

Use o off-line P2V.

Questão 18 – Você está com uma Microsoft Hyper-V Server 2008. Você precisa ingressar o servidor em um domínio existente do Active Directory.

Use o hvconfig.

Complementos:

Anúncio Oficial do E-Book : http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2010/02/16/free-ebook-understanding-microsoft-virtualization-r2-solutions.aspx

Download em formato XPS : http://download.microsoft.com/download/5/B/4/5B46A838-67BB-4F7C-92CB-EABCA285DFDD/693821ebook.xps

Download em format PDF : http://download.microsoft.com/download/5/B/4/5B46A838-67BB-4F7C-92CB-EABCA285DFDD/693821ebook.pdf

E-books Hyper-V: http://cid-1086a9220673fc8c.office.live.com/browse.aspx/E-book%20Hyper-V

Boa Prova a todos;

Dicas e Sugestões: wilstermanfernandes@hotmail.com

Wilsterman Fernandes
0.000000 0.000000

30 30UTC dezembro 30UTC 2010 Posted by Wilsterman Fernandes | Hyper-V | Deixe um comentário

Sobre Ulisses Poveda do Nascimento
Sou um rapaz comum com potencial, dedicado, atencioso e acima de tudo com respeito ao próximo. O Resto são qualidades que aprendi com a vida, com esforço e ainda estou em pleno desenvolvimento profissional e pessoal. ** Nunca paramos de Estudar e sempre em busca do Crescimento Pessoal e Profissional. **

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: