Backup e Restore no System Center Virtual Machine Manager 2007

Antes demais, é importante desenvolver e implementar um plano abrangente de backup para proteger todas os dados do Virtual Machine Manager (VMM), incluindo dados sobre o servidor VMM, hospedeiros, máquinas virtuais, biblioteca e servidores. Este post descreve os vários processos de backup e recuperação dos dados do processo.

Importante Não utilize verificação para disaster recovery. Verificações não cria duplicados integrais do conteúdo do disco rígido nem cópia os dados em um volume separado. Um checkpoint temporário pode servir como backup antes de actualizar um sistema operacional em uma máquina virtual, para que possa voltar a actualizar, caso tenha efeitos adversos. Deve usar um aplicativo de backup para fazer backup e recuperar seus dados em caso de perda catastrófica de dados.

Plano de backup

O factor principal a considerar aquando do planeamento de backup de dados é a sua capacidade para recuperar rapidamente o seu ambiente, se os dados são perdidos ou corrompidos.

Candidatos principais à protecção são ficheiros que mudam com frequência ou são frequentemente acedidas. Irá precisará de planear backups de:

· Virtual Machine Manager servidor

o SQL database (contas de usuários, dados de configuração)

· Hosts

o Máquinas virtuais

o Host dados de configuração (redes virtuais)

· Biblioteca servidor de dados

o Virtual discos rígidos (VHDs)

o Imagens ISO

Como fazer o backup Virtual Machine Manager

Fazer backup aos servidores Virtual Machine Manager

A base de dados do Virtual Machine Manager podem ser armazenados no servidor ou em um servidor VMM separado rodando Microsoft SQL Server 2005. Pode fazer backup de dados do SQL Server através da Consola de Administração do VMM ou através do Windows PowerShell. Além de backup do base de dados, nós recomendamos que crie um sistema de backup do estado do servidor (system state) do Virtual Machine Manager para que possa recriar o servidor com o mesmo identificador de segurança (SID), em caso de uma catastrófica perda de dados. O SID é parte integrante de como VMM está autorizado sobre a máquina virtual hosts.

Backup a base de dados do SQL administrador console, a partir da linha de comando, ou a partir do computador SQL Server.
Fazer um backup do estado do servidor (system state) do servidor VMM.

Como fazer backup do SQL Database

Use o seguinte procedimento para backup dos dados do Virtual Machine Manager.

Para fazer backup à base de dados do Virtual Machine Manager através da consola do administrador:

Em Administração, clique em Backup Virtual Machine Manager no painel Acções.
Seleccione uma pasta backup destino que não é um diretório raiz e que o SQL Server pode aceder.
Para fazer backup à base de dados do Virtual Machine Manager através do Windows PowerShell, use o seguinte comando:

get-vmmserver backup-vmmserver -Path

Fazer backup dos host e a biblioteca de servidores

Use System Center Data Protection Manager (DPM) ou outro aplicativo de backup que tira proveito de Volume Shadow Copy Service (VSS) para copiar Host e biblioteca de dados para um servidor remoto partilha de ficheiros (fileshare).

Importante Recomendo que faça backup aos ficheiros de configuração da máquina virtual (.ec) diariamente.

Como fazer backup dos anfitriões e das máquinas virtuais

Faça o inventário dos seus hosts e, em seguida, backup de todas as máquinas virtuais hospedadas.

Para obter a lista de hosts a ser gerida pelo VMM, execute os seguintes cmdlet do Windows PowerShell:

$vmhost = get-vmmserver get-vmhost

Faça backup de todos os ficheiros de configuração e dos recursos de cada host no VMM, utilizando o software de backup que suporta o Virtual Server VSS. O software de backup que suporta Virtual Server minimiza o número de passos necessários para arquivar e restaurar os servidores virtuais, minimiza o tempo de inactividade, e assegura a coerência dos dados ao serem arquivados ou restaurados.

Como fazer backup da biblioteca de servidores

Tal como acontece com os anfitriões no VMM, começa por inventariar a biblioteca de servidores. Para obter a lista de bibliotecas gerida pelo VMM, execute os seguintes cmdlet do Windows PowerShell:

$libraryservers = get-vmmserver get -libraryserver

Grande parte da biblioteca de dados está localizada na base de dados do VMM; por exemplo, modelos, perfis de hardware e sistema operacional perfis não estão representados na biblioteca servidor. Faça backup de todos os ficheiros de biblioteca partilhada para uma pasta compartilhada em um servidor de ficheiros remotos, inclusive os seguintes ficheiros .vhd, .vfd, .iso, .inf, .vmx, .ps1, .ec e .vsv.

Restaurar o Virtual Machine Manager

Como restaurar uma máquina com o Virtual Machine Manager

Os passos de alto nível para recuperar a seu ambiente do VMM depois de um desastre incluem:

Configurando o hardware
Desempenho de um sistema estadual restabelecer
Reinstalar Virtual Machine Manager
Execute o scvmmrecover.exe

A sua estratégia para o restabelecimento de um servidor Virtual Machine Manager depende se está restaurando no mesmo computador físico ou de um computador diferente.

Para restaurar a base de dados SQL num servidor Virtual Machine Manager, execute o utilitário scvmmrecover.exe partir da linha de comando.

O scvmmrecover.exe utilitário utiliza o seguinte formato:

SCVMMRecover [-Path ] [-Confirm]
[-Path ] Location where VMM DB backup resides.
[-Confirm] VMM database recovery confirmation.

Recuperação de dados sobre o mesmo computador

Se restaurar um servidor VMM para o mesmo computador físico com o mesmo SID antes a perda de dados, deve executar as seguintes etapas manualmente:

· Remova quaisquer hosts ou máquinas virtuais da consola de administração do VMM que foram removidos desde o último backup. Se um anfitrião foi removido desde o último backup em seguida, ele aparecerá como “Not Responding” e todas as máquinas virtuais sobre o host aparecerá como “Host Not Responding”. Se o anfitrião está presente, mas uma máquina virtual foi removido desde o último backup em seguida, a máquina virtual aparecerá como “Missing”.

· Adicione quaisquer hosts ou máquinas virtuais que foram adicionados desde o último backup.

Recuperação de dados em um outro computador
Se restaurar um servidor VMM para um outro computador físico com um SID diferente, deve executar as etapas anteriores manualmente para a recuperação dos dados no mesmo computador. Além disso, deve “reassociate” cada um dos anfitriões para a nova máquina VMM. Até executar este passo, os anfitriões permaneceram mapeados para o computador original da conta da máquina.

Complete as seguintes etapas:

· Abra a consola de administração do VMM.

· Clique em Administração e, em seguida, clique em “Managed Computers” para identificar todos os computadores que são geridos marcado como “Acesso negado”.

· Botão direito do mouse cada computador gerido, clique “reassociate” e, em seguida, forneça as credenciais de administrador.

· Se está restaurando uma servidor VMM que foi também uma biblioteca de servidores, o novo computador irá listar o original servidor VMM como o padrão biblioteca de servidores. A partir da Biblioteca, remova o servidor original da biblioteca e adicione o novo computador como um servidor biblioteca.

· Se necessário, reassociate servidores no perímetro de rede.

Nota: Se tiver um sistema de backup do estado original do servidor VMM e utilizando um hardware idêntico, pode executar um system state e restaurar o SID do servidor VMM que permanecerá o mesmo. Neste caso, a utilização destes passos serão desnecessários.

Se está restaurando um servidor VMM que foi também um servidor biblioteca, o novo computador irá listar o original VMM servidor como o servidor biblioteca padrão. A partir da Biblioteca, remova o servidor biblioteca original e adicione o novo computador como um servidor biblioteca.

Como reassociar servidores em um perímetro de rede

Hosts em um perímetro de rede requerem passos adicionais na recuperação. Inicialmente, os servidores em um perímetro de rede apareceram como “Not Responding”. Para reassociar os servidores em um perímetro de rede, deve executar os seguintes passos:

1. Faça logon em cada servidor no perímetro de rede e, em seguida, localize a conta VMM. A conta VMM será uma de administrador local com 10 caracteres de um user do scvmm acrescido de 5 caracteres aleatórios.

2. Altere a senha da conta VMM em cada servidor.

3. No servidor VMM, na caixa de diálogo das Propriedades do Host, clique na guia Opções e, em seguida, atribuir cada servidor a mesma senha que criou no passo 2.

Restaurando anfitriões e Biblioteca de servidores

Para restaurar um servidor Host após a perda de dados, use o VSS Writer para o Virtual Server para executar a recuperação do servidor e de todas as máquinas virtuais. Para restaurar um servidor biblioteca após a perda de dados, restaure os partilhamentos no servidor e, em seguida, restaure os dados para partilhamentos.

Depois de restaurar o sistema operacional e o system state de qualquer tipo de servidor, deve reassociar o computador através da consola do Administrador.

· Se o recém-restaurado computador tem o mesmo nome que o computador original, instale o agente local do VMM na máquina e, em seguida, reassocie a máquina ao servidor VMM.

· Se o recém-restaurado computador tem um nome diferente do que o original computador, use a consola de Administrador do VMM para remover o computador original da lista de Hosts geridos pelo VMM e, em seguida, acrescentar o novo computador como um host.

Sobre Ulisses Poveda do Nascimento
Sou um rapaz comum com potencial, dedicado, atencioso e acima de tudo com respeito ao próximo. O Resto são qualidades que aprendi com a vida, com esforço e ainda estou em pleno desenvolvimento profissional e pessoal. ** Nunca paramos de Estudar e sempre em busca do Crescimento Pessoal e Profissional. **

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: